Composição do leite materno

Composição do leite materno

O leite materno é o alimento mais completo que existe, uma substância viva de grande complexidade biológica, que protege e estimula o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É comum a recomendação de água, chás ou de complementos para bebês que estão sendo exclusivamente amamentados ao seio – mas bebês que não possuem nenhuma dieta ou condição especial encontram no leite materno tudo o que precisam para se desenvolver de maneira mais saudável possível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas não precisa de nem um pouquinho de água?

Não! O leite materno é composto por aproximadamente 88% de água, então bebês em Aleitamento Materno Exclusivo não precisam de nem uma gotinha a mais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E as calorias? O leite não é “fraco”? Muito pelo contrário. A composição nutricional é bem balanceada e se adapta à idade do lactente, contendo todos os nutrientes e vários fatores de proteção e bioativos importantes para um desenvolvimento saudável.
Podemos citar:

Citocinas anti-inflamatórias
Fatores de crescimento
Hormônios
Anticorpos
Enzimas digestivas
Micronutrientes
Linfócitos e macrófagos
Probióticos
E vários outros componentes que cuidam para um crescimento saudável, com benefícios físicos e nutricionais que se estendem por toda a vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Amamentar não é fácil – mas tem muitas vantagens! Apoie uma mãe que quer amamentar, compartilhe estas informações. Cada gotinha conta. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Leave a Reply