Instituto Mame Bem

VOLUME 1 e 2

Tratado do Especialista em Cuidado Materno-Infantil com Enfoque em Amamentação

VOLUME 1 (2019) & VOLUME 2 (2022)

Tratado do Especialista em Cuidado Materno-Infantil com Enfoque em Amamentação

APRESENTAÇÃO

O Tratado do Especialista em Cuidado Materno-Infantil com enfoque em Amamentação é uma obra, que foge à abordagem estritamente clínica e teórica e propõe uma discussão ampliada, multidisciplinar e transversal, sobre os aspectos que vigoram no âmbito da construção da maternalidade e seus desdobramentos.

Enxergar na integralidade os sujeitos que constroem essa narrativa necessita de uma visão profunda de cada aspecto. Este Tratados nos permitem, o privilégio de acessar o conhecimento compartilhado a partir do estudo, da pesquisa e da expertise clínica de profissionais de diferentes áreas.

Prefácio

Olá minha querida leitora, e queridos leitores também. Sou Tatiana Vargas, idealizadora e organizadora desta obra. Sou apaixonada pela pesquisa, pelo mundo acadêmico, por estar em sala de aula e por unir tudo isso com a história de cada família que atendo. Já escrevi alguns capítulos de livros, mas, é a primeira vez que ouso a organizar algo de tamanho potencial científico e clínico. É muita “gente boa” que topou vir junto comigo nesta jornada. Sem palavras para expressar tamanho agradecimento.

Quando fui solicitada a organizar as páginas iniciais deste Tratado me apresentaram o conceito do Prefácio. Do latim a palavra “Prefácio” significa “dito (fatio) antes (prae)”. “Aquilo que é dito antes, que visa preparar o leitor para o que virá em seguida. Espaço para cativar e fazê-lo criar boas expectativas em relação às páginas seguintes”. Quando li isso não tive dúvida que era necessário quebrar alguns protocolos, que eu já tinha uma pessoa muito especial para convidar a compartilhar comigo a escrita deste prefácio. Que a história desta pessoa possa mostrar a você, Especialista em Cuidado Materno Infantil, o que o seu trabalho é capaz de fazer. Como você tem a capacidade de mudar o mundo de alguém!

Começarei fazendo a introdução desta história… Um belo dia tive a oportunidade de encontrar com uma jovem mãe e seu bebê aos braços, de pouco mais de 20 dias de vida. Buscou um especialista porque queria muito amamentar, mas, estava sendo muito difícil, e ali ela depositaria suas últimas tentativas. A sequência deixo que ela mesma conte a vocês, minha querida Cacau:

“Quando recebi o convite para escrever este prefácio, imediatamente me lembrei de toda minha história, um filme passou pela minha cabeça em segundos e pensei o tanto que um sonho de vida me levou a profissionais e lugares onde nunca imaginei estar ou precisar um dia. Mesmo antes do meu filho nascer, tinha o sonho de amamentar e amamentar muito. Como sou veterinária, sempre falava que ele seria um bezerrinho e eu, a mamãe Holandesa dele! Sempre tive as mamas enormes e cheguei a ouvir no hospital que a dificuldade de amamentar era temporária, que logo, logo, pegaria o jeito e teria leite para uns 7 bebês…

Quase um mês depois, sem sucesso e sem pegar o jeito, entre faixas e compressas frias amarradas nos meus seios, me encontrava buscando algum profissional que realmente pudesse me ajudar. Foi então que com meu filho no colo, cheguei em alguém que seria minha última tentativa. Encontrei uma profissional que me acolheu, me escutou, me abraçou e me explicou de amamentação de um jeito que eu nunca tinha ouvido… essa profissional salvou a minha vida, foi ela quem desconfiou que havia algum problema. Que entrou em contato com minha mastologista e alguns dias depois, foi confirmado o diagnóstico de um câncer de mama! Meu chão caiu. Como eu daria conta, com um bebê tão pequeno nos braços começar uma jornada de tratamentos. Precisei interromper a amamentação pois iniciei a quimioterapia. Seguir com o aleitamento não foi possível, mas, foi por ele que cheguei a pessoas especiais. Hoje meu Rafael já está quase completando 1 aninho. Precisei tirar uma das mamas, alguns outros tratamentos, mas, agora já estou curada. Sigo fazendo uso de medicação preventiva por tempo indeterminado.

Hoje, me lembrando de toda a caminhada, vejo que o sonho, a persistência e a vontade de amamentar foram determinantes para um diagnóstico rápido e que por mais que a gente estude, a gente sempre aprende algo novo todos os dias!

 Agradeço a Deus por ter colocado no meu caminho tantas pessoas e profissionais diferentes e supercompetentes. Como disse Antoine de Saint-Exupery:


‘Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós….’.”


Que possamos ser profissionais “diferentes e supercompetentes” todos os dias!

Lembre-se: você pode mudar o mundo de alguém!

Tatiana Vargas Castro Perilo e Maria Cláudia Portes (Cacau)

Seguindo a tradição desta obra, a apresentação do prefácio do Tratado do Especialista, leitura que chega à mão de milhares de profissionais da assistência materno-infantil e amamentação, dá voz àquela que é a protagonista de todo o processo, aquela que precisa ser ouvida – a mulher, a mãe, a gestante, a puérpera, a lactante.

E é carregando todos estes adjetivos concomitantemente que a mulher, mãe, gestante, puérpera e lactante, que ilustra lindamente a capa deste livro, compartilha sua história nas palavras abaixo:

“Com o tempo compreendi que amamentação se trata de uma relação. Relação enquanto troca honesta e interessada, que promove o bem estar e o prazer, numa presença consciente. Como qualquer outra relação, é construída a cada segundo e contempla nuances de luz e sombra, e apesar de o mais vulnerável ser o bebê, o protagonismo da amamentação pertence à mulher.

Há quase 4 anos amamento minha filha mais velha, e há pouco mais de 2 anos amamento minhas duas filhas em tandem. Elas têm não só idades diferentes, como também necessidades físicas e emocionais muito distintas. Em comum a mesma necessidade de serem vistas em suas individualidades e amadas incondicionalmente.

Quando minha segunda filha nasceu, não pensei muito sobre a lactogestação nem sobre a amamentação em tandem, era tanto uma certeza quanto minha única opção, já que o desmame da minha filha mais velha, então com 1 aninho e 9 meses, estava fora de cogitação, por meu simples e genuíno desejo. Houve dificuldades difíceis de traduzir em palavras, pois elas existiam no meu âmbito emocional e se concretizavam na minha relação com elas. Encontrava abundância e certeza no ideal da amamentação, mas, na prática, me sentia muito vulnerável, confusa, muitas vezes, sozinha e violenta.

Busquei ajuda, troquei com outras mães, li autores prestigiados, porém não encontrei literatura específica. Até questionei a querida Tatiana Vargas por que era tão difícil acessar este tema, e me lembro do impacto ao receber sua resposta: “não só este, como tantos outros”. Que relação complexa, esta da amamentação!

Encontrei verdadeiro amparo na terapia individual. Ao indagar minha ambivalência de sentimentos sobre o tandem, ousei me responsabilizar por minha relação com minhas filhas, num caminho de reencontro comigo mesma.

Foi uma alegria receber o convite para estampar a capa deste livro e escrever o prefácio deste Tratado. Em meio a tudo isso recebo também o anúncio de uma nova gestação e a continuação da minha história, que tenho a honra de emprestar para o amplo conhecimento e acolhimento de famílias e profissionais que desejam verdadeiramente se relacionar.”

O agradecimento é nosso, por dividir a sua história e fazer a diferença na construção profissional de tantos especialistas no cuidado de mães, bebês e famílias.

Mônica Torres a convite de Tatiana Vargas

AUTORA

Tatiana Vargas Castro Perilo

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Consultora Internacional em amamentação certificada pelo International Board of Lactation Consultant Examiners. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Especialização em Linguagem pelo CEFAC.
Especialização em Gestão em Saúde Pública pela PUC Minas. Mestre e Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Educadora parental em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association. Idealizadora e Diretora do Instituto Mame Bem. Coordenadora da Especialização em Cuidado Materno Infantil com enfoque em Amamentação do Instituto Mame Bem. Mãe do Bernardo, do Pedro e da Helena. Fundadora da FAMABE – Instituição de Ensino Superior.

COLABORADORES

Alessandra Santos
Alessandra SantosFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga, Pós-graduada em Neonatologia e Pediatria, Consultora em Amamentação, aperfeiçoamento em distúrbio de leitura e escrita, fonoaudióloga nas Maternidade Premium e Maternidade Celia Câmara, idealizadora e coordenadora da equipe Amamentte – Goiânia.
Ana Elisa
Ana ElisaPediatra
Leia mais
Pediatra, Médica do Sono, Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina UFMG.
Ana Luíza Zapponi
Ana Luíza ZapponiEnfermeira Obstétrica
Leia mais
Enfermeira obstétrica e consultora em amamentação certificada pelo conselho internacional (IBCLC). Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com pós graduação em cuidado materno-infantil (MAME BEM). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Andréa Motta
Andréa MottaFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga, Especialista em Motricidade Orofacial (CFFa), Mestre em Fonoaudiologia (PUC-SP), Doutora em Ciências (UNIFESP), Pós-doutora em Educação Superior (Universidade da Califórnia); Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da UFMG; Membro fundador GMOD-BH e ABRAMO.
Bárbara Aquino
Bárbara AquinoAromaterapeuta
Leia mais
Aromaterapeuta Integrativa, especialista no cuidado materno-infantil. Realiza atendimentos clínicos na área e orientações voltadas para o uso terapêutico dos óleos essenciais de forma segura. Ministra cursos de Aromaterapia, sobretudo para mães e profissionais da área perinatal que buscam inserir a prática aromaterapêutica em seu dia a dia.
Brenda Godoi
Brenda GodoiMédica
Leia mais
Médica pela UFMG. Pediatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Médica responsável pela Unidade de Cuidados Intermediários Canguru do Hospital Sofia Feldman. IBCLC.
Camila Dantas
Camila DantasFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga, especialista em saúde materno-infantil e motricidade orofacial, Mestre em saúde da criança, doutoranda em ciências fonoaudiológicas, Consultora Internacional de Lactação, professora do Instituto Mame Bem e fonoaudióloga da prefeitura municipal de Belo Horizonte.
Camila Ramos
Camila RamosFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga. Mestre em Engenharia Mecânica. Especialização em Saúde Materno-Infantil. Aperfeiçoamento em Distúrbios de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil. MBA em Gestão de Saúde, Inovação e Serviços de Saúde. Especializada em atendimentos de Amamentação, Alimentação Complementar e Dificuldades alimentares.
Cristina Machado
Cristina MachadoBióloga
Leia mais
Bióloga, Doutora em Ciências, Especialista em Cuidado Materno-infantil e Consultora Internacional de Lactação.
Daniela Bittar
Daniela Bittar Psicóloga Puerperal
Leia mais
Psicologa puerperal, perinatal e familiar, palestrante em congressos e empresas, ministra cursos e atua como facilitadora de grupos terapêuticos. Uma das fundadoras do Sentir Mulher - espaço clínico transdisciplinar de assistência à saúde mental da mulher e família, e do grupo Gamas - Grupo de Apoio às mulheres.
Daniele Cornelio
Daniele CornelioEnfermeira
Leia mais
Enfermeira pela Universidade de Volta Redonda; especialista pela SMS -RJ/UERJ em Enfermagem Obstétrica, Pós graduada em cuidado materno-infantil com enfoque em aleitamento materno pelo Instituto Mame Bem. Atuando na cidade do Rio de Janeiro no acompanhamento perinatal em conjunto com a equipe Parto Ecológico e Coletivo Casa Cria.
Dorise Simão
Dorise SimãoEnfermeira
Leia mais
Graduada em Enfermagem, pós graduada em Saúde Pública, Saúde da Família, Preceptoria no SUS e Enfermagem Obstétrica. Mestre em Ciências da Saúde, Doutoranda em Saúde Pública. Consultora Internacional de Amamentação (IBLCE). Atua como docente e na assistência ao pré-natal, parto, puerpério e amamentação. Idealizadora do Espaço Primeiros Laços.
Eveline Franco
Eveline FrancoEnfermeira
Leia mais
Enfermeira. Especialista em obstetrícia, neonatologia e pediatria. Especialista em amamentação. Especialista em Saúde Pública. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda em Ciências da Saúde: ginecologia e obstetrícia pela UFRGS. Docente universitária. Consultora em amamentação pelo Instituto Mame Bem.
Fernanda Penido
Fernanda PenidoEnfermeira
Leia mais
Enfermeira epidemiologista - UFMG. Doutora e Mestre em Saúde e Enfermagem. Prof.a Adjunta no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública; Membro Docente Permanente Mestrado e Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação.
Gabriela Faria
Gabriela FariaBióloga
Leia mais
Formada em biologia, pela Una e pós graduação em gestão da qualidade integrada em meio ambiente. Formada em Cuidado Materno-infantil com enfoque em amamentação pelo Instituto Mame Bem. Há 3 anos atua como fotógrafa de família.
Gisele Machado
Gisele MachadoFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga. Especialista em Cuidado Materno-infantil com enfoque em Amamentação. Consultora de Amamentação. MBA em Gestão de Saúde, Inovação e Serviços de Saúde com certificação em Gestão, Liderança e Tecnologia. Gestora do Instituto Mame Bem.
Ivana Marvão
Ivana MarvãoMédica Ginecologista
Leia mais
Médica Ginecologista e Obstetra formada pela UFPA-FSCMPA. Especialista em Cuidado Materno-Infantil com enfoque em Amamentação (Mame Bem). Consultora em Amamentação IBCLC. Mestre em Saúde Pública (PPGSAS-UFPA). Médica assistente no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA-Ilhabela-SP). Tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.
Janaina Gomes
Janaina GomesEnfermeira Obstetra
Leia mais
Enfermeira obstetra, especialista no Cuidado Materno-infantil, auriculoterapeuta
Juliana Dalossi
Juliana DalossiEnfermeira
Leia mais
Enfermeira, Consultora Internacional em Lactação pelo IBLCE, Especialista no Cuidado Materno-Infantil com enfoque em Amamentação, Gestora da Qualidade em Saúde. Idealizadora da Dolce Maternidade e da Travessia Empreendedora. Especialista na Equipe Partolândia. Co-criadora da Liga Aleitamento Brasil. Docente na Liga e no Instituto Mame Bem.
Juliana Neves
Juliana NevesFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga Sênior do Hospital Israelita Albert Einstein / SP. Mestranda em Saude da Comunicação Humana na FCMSCMSP. CKTP pela Kinesio Taping International / USA
Juliana Vieira
Juliana VieiraEnfermeira Obstetra
Leia mais
Mestre em Enfermagem - UFMG. Enfermeira obstetra - UFMG. Consultora em aleitamento materno. Enfermeira obstetra - Hospital Sofia Feldman.
Karina Lara
Karina LaraFisioterapeuta
Leia mais
Graduação em Fisioterapia, Mestre em Psicologia. Consultora Internacional de Lactação IBCLC. Especialista em Saúde Materno-infantil com enfoque em Aleitamento Materno. Especialista em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. Educadora Parental: Parentalidade Positiva e Apego Seguro. Educadora do Sono e Especialista Emocional.
Karine Durães
Karine DurãesNutricionista
Leia mais
Nutricionista com especialização em pediatria pelo Instituto da Criança da FMUSP, em Fitoterapia pela Famep e em Neurociências e Comportamento pela PUC. Atuação em consultório, docente de pós graduação e professora convidada da graduação USP. Curadora e CEO da empresa de educação em nutrição infantil Multiplicar. Autora do livro “Comendo Feliz”.
Kênia Gondim
Kênia GondimFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga, Especialista em Cuidado Materno-infantil pelo Instituto Mame, e Consultora Internacional de Lactação (IBCLC) pelo International Board of Lactation Consultant Examiners IBLCE. Atualmente é fonoaudióloga da Secretaria de Saúde Pública do Estado do RN, e da Maternidade Prof Dr. Leide Morais, onde também integra o Comitê de Aleitamento.
Letícia Flores
Letícia FloresFarmacêutica
Leia mais
Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Atua em saúde materno-infantil, controle e garantia da qualidade de produtos farmacêuticos e alimentícios. Atualmente, trabalha em Laboratório e Qualidade na Embrapa Uva e Vinho. É idealizadora e criadora de conteúdo da marca Farma para Mamães.
Letícia Marinho
Letícia MarinhoAromaterapeuta
Leia mais
Aromaterapeuta Integrativa filiada à ABRAROMA. Estudiosa da Perfumaria, Química e Psicofarmacologia dos Óleos essenciais. Ministro cursos, atendimentos e mentorias. Acredito que muito além de aromas agradáveis, óleos essenciais são aliados da saúde e bem-estar. Mineira, mãe de 2, meu trabalho é voltado para mulheres em suas diversas etapas da vida.
Lira Amaral
Lira AmaralFonoaudióloga
Leia mais
Bacharel em Fonoaudiologia e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Cuidado Materno-Infantil, Psicologia do Sono e Ciências do Sono pelo Instituto Albert Einstein, mestranda do Programa de Promoção de Saúde e Prevenção de Violência da Faculdade de Medicina da UFMG, docente e pesquisadora.
Lorena Rosa
Lorena RosaFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga (USP), Especialista em Voz (CFFa), Mestre em Ciências (USP), Doutoranda em Ciências Fonoaudiológicas (UFMG), Professora no ensino superior há 25 anos, atua clinicamente nas áreas de distúrbios da voz e habilidades de comunicação.
Luciana Moreno
Luciana MorenoFisioterapeuta
Leia mais
Fisioterapeuta Graduada pela UFMG, especialista em Gerontologia pela SBGG, mestrado em Ciências da Reabilitação (UFMG), professora de cursos de Pós-Graduação da UFMG e FCMMG, professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras, fisioterapeita da Clínica Sabrina Baracho - Fisioterapia na Saúde da Mulher.
Luiza Miranda
Luiza MirandaNutricionista
Leia mais
Nutricionista, pós graduada em cuidado materno-infantil pela Mame Bem, consultora em amamentação, doula, especialista em introdução alimentar, comportamento alimentar infantil e dificuldades alimentares na infância. Idealizadora da Miranda Cirandinha Consultoria Materna e mãe da Maria Flor.
Mara Cláudia Dias
Mara Cláudia DiasNutricionista
Leia mais
Nutricionista pela UFRJ. Especialista em Nutrição Materno-infantil pela UFV. Especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade. São Camilo. Mestre em Ciências da saúde pelo IPSEMG (2007). Consultora em Aleitamento Materno. Docente dos Cursos de Graduação em Nutrição do Uni-Bh e UNA, e Pós-graduação da Ciências Médicas de MG e IPGS/RS.
Márcia Madeira
Márcia MadeiraEnfermeira
Leia mais
Enfermeira do Ministério da Saúde Auditora do Sistema Único de Saúde. SUS Especialista em Obstetrícia Especialista em Saúde da Família Especialista em Cuidado Materno-infantil com ênfase em Amamentação.
Mariana Lanna
Mariana LannaPsicóloga
Leia mais
Psicóloga. Consultora Materno-infantil e Amamentação.Especialista em cuidado Materno-infantil, Enfoque em Aleitamento Materno. Mestre em Ciências pelo Dept. de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da FMUSP (2015), Especialização em Bioética FMUSP (2012). Especializada em Teoria Psicanalítica pela UFMG (2008).
Marília Moschkovich
Marília MoschkovichSocióloga-antropóloga
Leia mais
Socióloga-antropóloga, pós-doutorado no departamento de antropologia da FFLCH/USP. Doutorado em Educação na linha de pesquisa Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, com período sanduíche no Centre Européen de Sociologie et Sciences Politiques da École des Hautes Études de Sciences Sociales em Paris, França.
Marina Perez
Marina PerezNutricionista
Leia mais
Nutricionista formada pela USP, com especialização em Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano pela UNIFESP. Atua como nutricionista clínica na área de fertilidade, gestação, amamentação e introdução alimentar, com foco nos primeiros mil dias de vida. Possui o título de Consultora Internacional em Lactação (IBCLC).
Olívia Matos
Olívia MatosNutricionista
Leia mais
Nutricionista clínica especialista em fertilidade, gestação e pós-parto. Graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva (2005). Mestre em Patologia Geral pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Cuidado Materno-infantil com Enfoque em Aleitamento Materno (INCISA IMAM/MG). Especialista em Nutrição Ortomolecular (FAPES/SP).
Renata Furlan
Renata FurlanFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga, especialista em Motricidade Orofacial e em Disfagia pelo CFFa, mestre e doutora em Bioengenharia pela UFMG. Professora do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós- -graduação em Ciências Fonoaudiológicas da UFMG. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial – ABRAMO.
Renata Karine
Renata KarineFisioterapeuta
Leia mais
Fisioterapeuta especialista em Cardiorrespiratório e Pneumofuncional(UGF), em Fisioterapia Respiratória Neonatal, Pediatria e Adulto com Ênfase em Oncologia(FMP).Fisioterapia na Criança Portadora de Cardiopatia Congênita – InCor-HC-FMUSP. Osteopata CO(EBOM). Formação Internacional Osteopatia Pediátrica pelo ILM, pela Osteokids e IDOT internacional.
Renata Rabelo
Renata RabeloPsicóloga
Leia mais
Psicóloga com foco de atuação na área perinatal, parentalidade, luto e condução de grupos terapêuticos. Graduação em Psicologia e especialização em Psicologia Clínica, Gestalt-terapia e Análise Existencial, ambos pela UFMG. MBA em Gestão de Pessoas pela FGV/Rio de Janeiro.
Rita Lopes
Rita LopesFonoaudióloga
Leia mais
Fonoaudióloga formada pela PUC/SP; Especialista em Motricidade Orofacial; Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; coordenadora do curso de Pós-graduação em Fonoaudiologia Neonatal e Pediátrica, pela Faculdade Inspirar. Há 25 anos atuando na área clínica e hospitalar.
Rita Pires
Rita PiresOsteopata
Leia mais
Osteopata, D. O. RbrO(BR) Formação em Osteopatia pelo Instituto Brasileiro de Osteopatia. Fisioterapeuta. Graduação em Fisioterapia pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista. Especialização em Aleitamento MaternO pela Faculdade Unyleya. Osteopatia Pediátrica pelo Instituto Life In Motion. Consultoria em Amamentação pelo Instituto Mame Bem.
Sabrina Baracho
Sabrina BarachoFisioterapeuta
Leia mais
Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher (COFFITO/ABRAFISM). Mestre em Ciências da Reabilitação. Diretora Técnica da Clínica Sabrina Baracho Fisioterapia (BH/MG). Diretora de Comunicação da ABRAFISM.
Sarah Giarola
Sarah GiarolaBiomédica
Leia mais
Biomédica, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pelo Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-MG), com enfoque em doenças infecciosas e imunologia. Atua em pesquisas sobre resposta imunológica no leite humano. Consultora em Amamentação pelo Instituto Mame Bem, com formação complementar em laserterapia e desmame gradual.
Suzana Fucio
Suzana FucioCirurgiã-dentista
Leia mais
Cirurgiã-dentista, Especialista em Odontopediatria, Mestre e Doutora, Habilitada em Lasers na Odontologia, IBCLC, Experiência Clínica em Diagnóstico e Cirurgia de Freios Orais em Bebês, Professora de Pós-Graduação
Tatiana Fernandes
Tatiana FernandesEnfermeira
Leia mais
Enfermeira, graduanda em medicina, mestrado e doutorado pela UFMG, Especialista no Cuidado Materno-infantil com Enfoque em Amamentação pela Mame Bem. Enfermeira intensivista de UTI neonatal. Idealizadora da Ser Essência, clínica especializada no cuidado materno-infantil e há 5 anos atuando em Cuiabá-MT.
Thaís Michelle
Thaís MichelleEnfermeira Obstétrica
Leia mais
Enfermeira Obstétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em cuidado materno-infantil com enfoque em amamentação pelo Instituto Mame Bem. É mãe da Júlia e da Manuela. Consultora em Lactação e Laserterapia. Consultora também em Sono Infantil com ênfase em Apego Seguro pelo 8 horas.
Thales Rodrigues
Thales RodriguesEnfermeiro
Leia mais
Enfermeiro pela EE UFMG, graduação sanduíche na Università Degli Studi di Siena. Mestre em Enfermagem pela EE UFMG. Consultor em Amamentação pelo Instituto Mame Bem. Doutor em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Residente Pós-Doutoral pela EE UFMG. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Vacinação (NUPESV) da UFMG.
Thereza Senra
Thereza SenraEnfermeira
Leia mais
Enfermeira, especialista em cuidado materno-infantil com enfoque em aleitamento materno. Certificação internacional em educação parental. Certificação internacional em educação do sono infantil. Referência técnica urgência e emergência Secretaria Municipal de Contagem.
Anterior
Próximo

Sumário

SEÇÃO 1

Bases da atenção ao cuidado materno-infantil - Práticas baseadas em evidências e um novo olhar para o cuidado

Capítulo 1

MUDANÇAS DE PARADIGMAS NA ASSISTÊNCIA AO PARTO

Capítulo 2

TEORIA DA EXTEROGESTAÇÃO

Capítulo 3

POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

Capítulo 4

ACONSELHAMENTO EM AMAMENTAÇÃO E CUIDADO MATERNO-INFANTIL

SEÇÃO 2

Atenção à saúde materna

Capítulo 5

ANATOMOFISIOLOGIA DA LACTAÇÃO

Capítulo 6

MUDANÇAS PSÍQUICAS E A MATERNIDADE

Capítulo 7

SAÚDE MENTAL PERINATAL – UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR SOBRE O CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL

Capítulo 8

NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO

SEÇÃO 3

Aleitamento materno e seus desdobramentos

Capítulo 9

CARACTERISTICAS NUTRICIONAIS DO LEITE MATERNO

Capítulo 10

MANEJO CLÍNICO EM AMAMENTAÇÃO

Capítulo 11

DIMINUIÇÃO DA PRODUÇÃO LÁCTEA

Capítulo 12

FRÊNULO LINGUAL E AMAMENTAÇÃO

Capítulo 13

LACTAÇÃO INDUZIDA

Capítulo 14

AMAMENTAÇÃO EM BEBÊS PREMATUROS

Capítulo 15

VOLTA AO TRABALHO – UM MOMENTO DELICADO DE MANUTENÇÃO AO ALEITAMENTO MATERNO

Capítulo 16

AMPLIANDO O RELACIONAMENTO MÃE-BEBÊ – O MOMENTO DO DESMAME

SEÇÃO 4

Atenção à saúde da criança

Capítulo 17

ANATOMOFISIOPATOLOGIA DO TRATO DIGESTIVO NA CRIANÇA

Capítulo 18

ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO NA CRIANÇA

Capítulo 19

BIOMECÂNICA DA SUCÇÃO

Capítulo 20

ACOMPANHAMENTO DE PUERICULTURA

Capítulo 21

ABORDAGENS DE INTRODUÇÃO ALIMENTAR. COMO INICIAR A ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR?

Capítulo 22

ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR – ASPECTOS NUTRICIONAIS

Capítulo 23

ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR – ASPECTOS MOTORES, SENSORIAIS E COMPORTAMENTAIS

Capítulo 24

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR

Capítulo 25

CRIAÇÃO COM APEGO

Capítulo 26

O BEBÊ E O SEU PSIQUISMO – UM NOVO OLHAR SOBRE O BEBÊ

SEÇÃO 5

Tópicos especiais aplicados ao cuidado materno-infantil e amamentação

Capítulo 27

ATUALIDADES SOBRE O USO DE BICOS ARTIFICIAIS E AM

Capítulo 28

BICOS ARTIFICIAIS E IMPACTOS NO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO

Capítulo 29

CUIDADO MATERNO NO PÓS PARTO – LESÕES E DOR EM OBSTETRÍCIA

Capítulo 30

FOTOBIOMODULAÇÃO E AMAMENTAÇÃO

Capítulo 31

HOMEOPATIA APLICA A AMAMENTAÇÃO E CUIDADO MATERNO INFANTIL

Capítulo 32

O SONO DO BEBÊ

Capítulo 33

SONO E AMAMENTAÇÃO

Capítulo 34

HABILIDADES DE EMPREENDEDORISMO NA SAÚDE

SEÇÃO 1

Bases da atenção ao cuidado materno-infantil

Capítulo 1

MÃE, MAMAS, MAMÍFERAS – SEPARANDO AMOR E TRABALHO NAS PERSPECTIVAS FEMINISTAS SOBRE ALEITAMENTO, AMAMENTAÇÃO E GÊNERO

Capítulo 2

SONO, MATERNIDADE E SAÚDE MENTAL

Capítulo 3

O QUE A SUA COMUNICAÇÃO TEM REVELADO SOBRE VOCÊ?

Capítulo 4

ABORDAGEM NA GESTAÇÃO

Capítulo 5

GOLDEN HOUR

Capítulo 6

LUTO PERINATAL

SEÇÃO 2

Atenção à saúde materna

Capítulo 7

BABY BLUES, DEPRESSÃO PÓS-PARTO E AMAMENTAÇÃO – COMO SE RELACIONAM?

Capítulo 8

HIPOPLASIA MAMÁRIA

Capítulo 9

CIRURGIAS MAMÁRIAS E AMAMENTAÇÃO

Capítulo 10

HIPERGALACTIA

Capítulo 11

OBESIDADE MATERNA, CIRURGIA BARIÁTRICA E AMAMENTAÇÃO

Capítulo 12

DOENÇAS MATERNAS INFECCIOSAS E SEUS IMPACTOS NA AMAMENTAÇÃO E NA SAÚDE INFANTIL

Capítulo 13

ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL

SEÇÃO 3

Aleitamento materno e seus desdobramentos

Capítulo 14

INGURGITAMENTO MAMÁRIO E MASTITE LACTACIONAL

Capítulo 15

OBSTRUÇÃO DE DUCTOS E GALACTOCELE

Capítulo 16

CANDIDÍASE E FENÔMENO DE RAYNAUD

Capítulo 17

LACTOGESTAÇÃO E AMAMENTAÇÃO EM TANDEM

Capítulo 18

RECUSAS NA AMAMENTAÇÃO

Capítulo 19

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO E REGISTRO DA CONSULTORIA DE LACTAÇÃO

Capítulo 20

CARTILHA PARA MÃES

SEÇÃO 4

Atenção à saúde da criança

Capítulo 21

AMAMENTAÇÃO EM BEBÊS COM TRISSOMIA DO 21

Capítulo 22

AMAMENTAÇÃO EM BEBÊS FISSURADOS

Capítulo 23

AMAMENTAÇÃO DE MÚLTIPLOS

Capítulo 24

FRÊNULOS LINGUAIS POSTERIORES – QUANDO PODEM SER UMA PREOCUPAÇÃO

Capítulo 25

TÉCNICAS DE LIBERAÇÃO DO FRÊNULO LINGUAL

Capítulo 26

ATUALIDADES SOBRE CUIDADOS GERAIS COM BEBÊS

SEÇÃO 5

Tópicos especiais aplicados ao cuidado materno-infantil e amamentação

Capítulo 27

USO DA BANDAGEM ELÁSTICA EM AMAMENTAÇÃO: ALTERAÇÕES DA PUÉRPERA

Capítulo 28

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS SISTÊMICOS DURANTE A AMAMENTAÇÃO

Capítulo 29

AROMATERAPIA APLICADA AO CUIDADO MATERNO-INFANTIL

Capítulo 30

OSTEOPATIA APLICADA AO CUIDADO MATERNO-INFANTIL

Capítulo 31

ALERGIAS ALIMENTARES E AMAMENTAÇÃO

Capítulo 32

FÓRMULAS INFANTIS

Capítulo 33

ALIMENTAÇÃO INFANTIL E SEUS DESAFIOS – O QUE PRECISAMOS SABER?

Garanta já o seu livro!

Ganhe R$30,00 OFF na compra dos 2 livros, utilize o cupom:

COMBOLIVRO

Garanta já o seu livro!

Ganhe R$30,00 OFF na compra dos 2 livros, utilize o cupom:

COMBOLIVRO

Frete Grátis

Frete Grátis

Presencialmente

Ainda tem alguma dúvida?

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed