Instituto Mame Bem

E-book

Consultoria em Amamentação:

a sua nova profissão

Conheça essa promissora carreira que alinha autonomia profissional, independência financeira, empoderamento feminino e bem-estar de mães, bebês e famílias inteiras

Comece por aqui

veja o que você encontrará neste livro digital

Conheça o potencial desta nova carreira

Trata-se de uma área do conhecimento profissional que combina prósperas oportunidades de trabalho ao início de uma revolução nos modelos de cuidado materno-infantil.

Esta é a sua chance de ser bem remunerada, além de ter flexibilidade para trabalhar quando e onde quiser.

O passo a passo para se tornar uma Consultora em Amamentação

Entenda como uma formação ampla e um olhar multidisciplinar proporcionará a você conquistar a confiança das mães, participando ativamente do processo de empoderamento destas mulheres, atuando antes, durante e após o parto e, especialmente, em cada fase da amamentação.

Aprenda como ser uma Consultora em Amamentação de excelência, dominando conteúdos que incorporam um olhar diferenciado para a mãe, o bebê e a família, considerando o contexto social, econômico e cultural ao qual estão inseridos.

A combinação perfeita de autonomia, independência, empoderamento feminino e qualidade de vida

O mundo realmente mudou, principalmente para nós mulheres.

Aliás, ele já vem se transformando com maior intensidade há pouco mais de quatro décadas, desde os anos 60/70, quando nossas mães passaram a ter acesso à pílula anticoncepcional e a ingressar no mercado de trabalho.

Antes disso, nossas bisavós e avós tiveram dezenas de filhos – eram multíparas, durante toda a sua idade reprodutiva pareciam não ter o “poder de escolha”, como nossas mães passaram a ter e, agora, nós buscamos.

Para algumas gerações atrás, o acesso livre e fácil à informação era praticamente inexistente.

O pouco que elas sabiam eram os ensinamentos passados de mãe para filha sobre sexualidade, gravidez, parto e amamentação, em uma sociedade marcada pelo patriarcado.

Praticamente tudo o que se aprendia era na prática, entre erros e acertos, e o que funcionava era transmitido de geração em geração.

Essa dinâmica acabou criando uma cultura da maternidade que, até hoje, faz parte da nossa vida.

E, mesmo depois de termos mais acesso à informação, evidências científicas, ainda carregamos muito dessas crenças quando o assunto é amamentação.

A maioria de nós, desta geração que hoje está em idade fértil reprodutiva, que representa as mães que irão buscar o nosso serviço de Consultoria em Amamentação, foi exposta a bicos artificiais por uma imposição cultural, comercial e social, tendo nossas mães a certeza que estavam fazendo a melhor escolha para nós.

Fomos alimentados com leites artificiais oferecidos em mamadeiras para nos desenvolvermos mais, mesmo com os seios de nossas mães repletos de leite materno.

Muitas de nós nascemos de cirurgias cesarianas ou partos “normais” violentos, o que na época, nossas mães nem sequer sabiam nomear tais ações. E, até hoje, muitas de nós ainda sofremos com isso.

Mais mudanças à vista

Mesmo depois de tudo isso, ainda hoje, 830 mulheres morrem no mundo todos os dias por problemas evitáveis relacionados à gravidez e ao parto, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas, 2021).

No mundo, 57% das mulheres não amamentam seus filhos na primeira hora pós parto e 59% não conseguem amamentar seus filhos exclusivamente até os 6 meses de vida (OMS e UNICEF, 2021).

É nesse cenário que hoje, nós mulheres, engravidamos e, que, muitas vezes, o que mais desejamos é construir uma nova e única história que nos representa.

Afinal, nós queremos autonomia, acesso à informação e o poder de escolha.

Escolher como será o parto, amamentar até quando for saudável e prazeroso para nós e nossos filhos, decidir conscientemente sobre o uso de chupetas e mamadeiras, tendo o pleno conhecimento dos seus impactos e não “apenas” porque fomos instruídas a inseri-los por meio de tantos palpites e publicidades.

Também queremos descobrir novas possibilidades para fazer o que é melhor ao bebê e também a nós, mães.

E é nesse contexto que surge uma nova profissão, a Consultoria em Amamentação.

Ela forma profissionais responsáveis por levar informações individualizadas sobre a amamentação a cada família, para que a mulher viva a maternidade de forma plena, consciente e saudável.

Ser Consultora de Amamentação é mais do que uma profissão que lhe proporciona independência financeira e autonomia de horários para trabalhar onde e quando quiser.

Você terá a chance de ser uma agente de empoderamento feminino durante um dos momentos mais vulneráveis da vida de uma mulher, a vivência da maternidade, que ainda está imersa em uma cultura de práticas informais e machista.

As mulheres desejam viver novas experiências!

Então, se você quer uma nova chance no mercado ou fazer uma transição de carreira, ser uma Consultora em Amamentação é uma chance de ouro.

Por isso, agarre-a e faça acontecer!

Nós, do Instituto Mame Bem, estamos aqui para ajudá-la nesta nova escolha.

Esperamos que você goste da leitura deste livro digital e que ele possa lhe auxiliar no ingresso desta fantástica carreira.

Um abraço,

Dra. Tati Vargas
Fundadora e CEO do Instituto Mame Bem

CAPÍTULO 01

Empreenda e faça sua nova carreira

Grande parte da população feminina deseja ser mãe. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 14% das mulheres brasileiras não têm planos de engravidar.

Só no ano passado, 2,7 milhões de recém-nascidos foram registrados em cartório no país, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

O parto humanizado está deixando de ser coadjuvante e se tornando protagonista. Já são 40 mil realizados no Brasil por ano.

O aleitamento materno também vem aumentando ao longo das décadas. Entre 1986 e 2020, a prática da amamentação cresceu 2.270%, de acordo com o Ministério da Saúde. E o aleitamento materno exclusivo de crianças até 4 meses aumentou 15 vezes no período de 2006 a 2020.

Além disso, famílias que vivenciam a dupla maternidade desejam amamentar sem ter experimentado a gestação e pais trans (ou pais gestacionais) também desejam aleitar seus bebês. E este é um trabalho que a Consultora de Amamentação proporciona.

Cenário promissor

Estamos diante de um contexto próspero para a atuação de uma Consultora de Amamentação, já que ela é a agente responsável por promover, proteger e intervir nas dificuldades do aleitamento materno.

Mas, amamentar não se restringe ao momento que o bebê nasce e os meses que se seguem?

Não! Hoje sabemos que as práticas de assistência à amamentação e cuidado materno-infantil, envolvem preparação, a qual precisa iniciar bem antes da chegada deste bebê. Sendo assim, a mãe precisa de uma profissional que lhe apoie desde a gestação, dando informações e realizando intervenções que possibilitarão superar obstáculos e facilitar a amamentação.

A Consultora de Amamentação terá uma bagagem ampla, baseada em evidências científicas e pautada na comunicação respeitosa, que auxiliará em cada etapa do processo. Terá papel fundamental na detecção de possíveis alterações com a mãe ou o bebê, na realização de encaminhamentos necessários e na discussão com a equipe multidisciplinar que irá assistir a díade.

A Consultora de Amamentação atuará em três eixos essenciais, que são:

Educacional: explicar como o corpo da mulher se transforma durante gravidez, o que representa uma assistência humanizado ao parto, a importância de desenvolver um Plano de Parto e de Amamentação. Trazer dados sobre os riscos do uso de bicos artificiais e da introdução de fórmulas infantis desnecessariamente.

Emocional: auxiliar a mãe a conhecer e nomear as emoções que a maternidade trará, praticar uma escuta empática, sem julgamentos, além de saber identificar e encaminhar, caso seja preciso, para intervenção de psicólogos e psiquiatras perinatais.

Fisiológico: conhecer o passo a passo da fisiologia da lactação, fatores de risco e desafiadores para o estabelecimento da amamentação, além do desenvolvimento e conquistas esperadas para cada fase do bebê.

Ou seja, você se tornará uma referência, um apoio e um porto seguro para que a mulher e a família possam sentir-se seguros na construção do processo de amamentação de forma saudável, segura, informada e plena.

Este trabalho envolverá a formação de uma profissional com amplos conhecimentos em saúde, em cuidado, em comunicação e em ética. (Pilares essenciais para se formar uma Consultora de Amamentação defendidos pelo IBLCE – International Board of Lactation Consultant Examiners, exame que certifica internacionalmente Consultoras de Amamentação).

CAPÍTULO 02

Mas qual é o passo a passo para se tornar uma Consultora em Amamentação?

Você compreendeu como é incrível ser uma Consultora em Amamentação, seja pela possibilidade de participar do processo de empoderamento de mulheres como também pela flexibilidade de horários para o trabalho com a chance de conquistar o salário que você deseja. Agora a pergunta é?

Como se preparar para ser uma Consultora de Amamentação?

O primeiro passo, como já falamos, é que você tenha a base de uma formação na área de saúde, porque você precisa entender de fisiologia humana, anatomia, nutrição, crescimento e desenvolvimento do bebê até a primeira infância.

Esta é a base para garantir que você possa dar os primeiros passos nessa promissora carreira, inclusive este é um dos pré-requisitos para prestar a prova de certificação internacional pelo IBLCE (International Board of Lactation Consultant Examiners).

Somado aos conhecimentos de base da sua formação na área da saúde, para exercer essa nova profissão, você precisa ir além.

Você precisa de conhecimentos que na grande maioria das vezes a graduação não proporciona. Abaixo temos um trecho inicial de uma das aulas do curso de formação em Consultoria em Amamentação do Instituto Mame Bem.

Assista e observe os detalhes que a profissão Consultora de Amamentação deverá dominar para exercer com excelência essa profissão.

Esta aula foi conduzida pela professora Tati Vargas, que é fonoaudióloga, mestre e doutora, consultora certificada pelo IBCLC, mãe de 3, idealizadora e fundadora do Instituto Mame Bem. E é quem está à frente das capacitações do nosso Instituto.

CAPÍTULO 03

A nossa formação para você

Na nossa formação, você aprenderá sobre as últimas evidências científicas sobre a assistência de qualidade e respeitosa à mulher, bebê e díade.

Você também aprenderá como lidar com as mais diversas situações que experimentará como Consultora em Amamentação, porque o nosso curso é aprofundado e aborda todo o escopo do trabalho da Consultora, desde o trabalho na gestação, pós-parto, retorno ao trabalho, dificuldades na amamentação e desmame, além de trazer uma aula sobre marketing e empreendedorismo no universo materno-infantil.

São 60 horas de aulas, com 6 encontros online e ao vivo.

Esse formato nos proporciona vários benefícios semelhantes ao estudo presencial, como a interação e o compartilhamento de dúvidas e perguntas de maneira síncrona, aliado à praticidade do online, sem intercorrências ou despesas com deslocamento e estadia, e principalmente a possibilidade de rever a aula quantas vezes desejar dentro do período disponibilizado.

Além disso, garantimos a você um ambiente colaborativo, com fóruns, materiais didáticos ricos e acesso às gravações das aulas.

Também damos total apoio às nossas alunas para que elas aprendam a sua nova profissão, exemplificando com casos clínicos e possibilitando a discussão no grupos de consultoras formadas pelo #timemamebem.

Então, se você quer ser uma Consultora de Amamentação de excelência no mercado, nós oferecemos a capacitação certa para você.

Esta é a sua chance de iniciar uma carreira promissora e que será um divisor de águas para as mulheres, as famílias e a sociedade.

Para conhecer a nossa matriz curricular e mais detalhes sobre o Instituto que já formou quase 5.000 Consultoras de Amamentação, é só pressionar o botão abaixo:

Faça parte dessa revolução na amamentação

A nossa missão é mudar o mundo pela amamentação e queremos que você faça parte dessa revolução na amamentação.

Estamos esperando por você!

Se você tiver alguma dúvida sobre a nossa formação, é só  fazer contato conosco.

Você gostaria de falar com a nossa equipe e tirar todas as suas dúvidas sobre o nosso Curso de Consultoria em Amamentação?

Nos envie uma mensagem agora. 

Não deixe para depois esta oportunidade única, seja uma Consultora de Amamentação formada pelo Instituto Mame Bem.

As vagas são limitadas.

Em caso de dúvidas sobre o Curso, faça contato conosco:

 (31) 2514-3267
cursos@mamebem.com.br

Esperamos você em nosso Curso de Consultoria em Amamentação.

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed