Instituto Mame Bem

CURSO ONLINE COM TRANSMISSÃO AO VIVO

Aprofundamento em Psicologia no Ciclo Gravídico Puerperal com foco em aleitamento humano

O curso tem como objetivo proporcionar reflexões em torno da prática da consultoria, considerando a particularidade de cada sujeito e de cada dinâmica familiar, qualificando a escuta da consultora psicóloga.
início da turma: 05 DE AGOSTO/2022

Faça sua inscrição

valor de investimento de: 12x de

R$325,00

ou r$3.900,00 à vista

CURSO ONLINE COM TRANSMISSÃO AO VIVO

Laserterapia aplicada à Amamentação

O tratamento do laser de baixa potência é um grande apoio às fissuras na amamentação, que são desconfortáveis e podem ser muito desafiadoras para as mães. Além disso, tem diversas outras aplicações que poderão auxiliar no tratamento da candidíase mamária e alívio de dor.
abertura da turma: em breve

Lista de espera

Receba a abertura de novas
turmas de forma exclusiva e
antecipe a sua matrícula!
exclusivo para psicólogos
CERPS PARA A PROVA IBCLC
certificado instituto mame bem
120 horas/aula
gravação disponibilizada por 30 dias

Saiba o que esperar do curso

O curso está estruturado em 12 módulos, distribuídos em 120h/aula. Os conteúdos são ministrados por grandes referências na área, que contribuirão para tornar ainda mais brilhante a sua atuação neste maravilhoso mundo do cuidado materno-infantil.

Depoimentos de quem já estudou conosco

“O curso é simplesmente maravilhoso! Muito feliz em ter feito parte da turma. Queria deixar um obrigada especial para a professora Camila, a didática dela é perfeita.”

Milena Santos Silva

Aluna do curso de Laserterapia

“Amei o curso!!! Muito obrigada pela oportunidade de receber tanto conhecimento!!! Muito feliz por estar fazendo minha formação ao lado dessa equipe tão maravilhosa e tão dedicada que está sempre nos oferecendo o que há de mais atual baseado em evidências no universo materno infantil!!! Tati, professoras, Gi, Sol, enfim todos que estão trabalhando para nos trazer tanto conhecimento, deixo a vocês o meu muito obrigada!!! Vocês arrasam!!!”

Priscila Pifano

Aluna do curso de aprofundamento em amamentação

“A aula com a professora Camila é maravilhosa! Ela explica muito bem e tem paciência.”

Marilia Sima dos Santos

Aluna do curso de laserterapia

Datas das aulas

dias

05 e 06 de agosto/2022
19 e 20 de agosto/2022
02 e 03 de setembro/2022
16 e 17 de setembro/2022
30 de setembro e 01 de outubro/2022
14 e 15 de outubro/2022
28 e 29 de outubro/2022
04 e 05 de novembro/2022
25 e 26 de novembro/2022
09 e 10 de dezembro/2022
13 e 14 de janeiro/2023
27 e 28 de janeiro/2023

horários

Sexta-feira: 
14h00 às 18h10

Sábados: 08h00 às 12h10

Carga horária

120h/aula

Para quem é esse curso?

Pessoa 01

Lorem ipsum

Pessoa 01

Lorem ipsum

Pessoa 01

Lorem ipsum

Graduados e graduandos em psicologia, com interesse na área de perinatalidade (período reprodutivo) e aleitamento. Podem já ser ou não consultores em lactação.

Ensino online e ao vivo

Os cursos na modalidade online são inovadores e trazem muita flexibilidade para alunos que desejam se desenvolver academicamente e profissionalmente. Através da transmissão ao vivo, é possível interagir e tirar dúvidas com professores e alunos, trazendo os benefícios do estudo presencial, aliados à praticidade do ensino online. Além de possuir um ambiente colaborativo, com fóruns, materiais didáticos ricos e acesso às gravações das aulas por até 30 dias, o aluno tem todo o suporte necessário para o completo aprendizado.

Corpo docente

Ana Suy

ANA SUY

Psicanalista, escritora, doutora em pesquisa e clínica em sicanálise pela UERJ. Autora de “a gente mira no amor e acerta na solidão” (Ed planeta) ou “A corda que sai do útero” (Ed patuá).
Camila Ramos

Camila Ramos

Psicóloga e psicanalista. Especialista em Saúde Mental (FCM-UNICAMP). Formada em Psicologia do Puerpério, e pós-graduanda em Parentalidade e Perinatalidade (Maternelle). Autora do livro “Desmanual Materno – palavras de uma psicóloga para maternidades possíveis”.
Clara Bretas

Clara Bretas

Psicóloga, pós-graduada em Psicanálise, Perinatalidade e Parentalidade. Atuou na política de assistência social com crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, em situação de violação de direitos. Atuou também como Doula, acompanhando mulheres durante a gestação, parto e pós-parto.
Dani Bittar

Daniela Bittar

Psicóloga perinatal, puerperal e familiar, fundadora do Sentir Mulher.
Debora Farinati

debora farinati

Psicanalista, mestre em psicologia clínica pela PUC-RS, Diretora Científica da Sigmund Freud Associação Psicanalítica e Membro da Equipe do Fertilitat- Centro de Medicina Reprodutiva.
Denise Feliciano

Denise Feliciano

Psicologa. Psicanalista, Mestre/Doutora, Especialista em Psicopatologia do Bebê, Membro Deptos: Psicanálise com Crianças, Aleitamento Materno, ALOBB, Clínica 0 a 3. Presidente do Departamento de Saúde Mental.
Fernanda Dornelles

Fernanda Dornelles

Psicóloga e Psicanalista membro da Sigmund Freud Associação Psicanalítica – PoA e da Sociedade de Psicologia do RS, Conselheira municipal de saúde de São Leopoldo – RS, Fundadora do grupo rede de conversas lúdicas.
Fê Lopes

Fê Lopes

Psicóloga clínica, psicanalista, com formação em Psicanálise da Parentalidade e da Perinatalidade, pelo Instituto Gerar, e em Psicologia e Relações Etnico Raciais no Instituto Amma Psique e Negritude.
Gisele Palmas

Gisele Palmas

Instrutora de Sono Infantil pelo Family Wellness Institute, Educadora Integrativa do Sono. Graduanda em Psicologia, Pós-graduanda em Desenvolvimento Infantil Pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescência.

Jaine Lauraniano

Janie lauriano

Terapeuta. Doula. Educadora perinatal e parental.
Juliana Parada

Juliana Parada

Psiquiatra. Especialista em saúde mental da mulher, fundadora e membro da equipe do Sentir Mulher.
Luciana Pimenta

Luciana Pimenta

Psiquiatra especialista em Saúde mental da mulher, Pediatra, Mestre em neurociências, Professora da UNIFENAS, membro da equipe do Sentir Mulher.
Mariana Lanna

mariana lana

Psicóloga. Consultora em Lactação com foco em Saúde Mental Familiar. Mestre em Ciências, Especialista em Bioética, Especialista em Cuidado Materno Infantil, membro da Equipe do Sentir Mulher/Sentir Família.
MAYARA

mayra brancaglion

Psicóloga e doutora em medicina molecular pela UFMG. Se dedica a estudar transtornos psiquiátricos do período perinatal e traumas emocionais.
Dra. Tatiana Vargas

Tatiana Vargas

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Bioengenharia, Especialista em Motricidade Orofacial, Aperfeiçoamento em Psicologia do Puerpério, Consultora Internacional de Amamentação certificada pelo IBCLC. Idealizadora e Diretora do Instituto Mame Bem.
Tiacuã Fazendeiro (2)

tiacuã fazendeiro

Tiacuã é pediatra formada na
Unicamp e na Santa Casa de São
Paulo, com pós graduação em
pediatria ambulatorial pela Santa
Casa de São Paulo, Centro
Pediátrico Eludicar e CAEPP
Consultora de amamentação.

Vivian B

Vivian Bennemann

Enfermeira Obstétrica, Consultora Internacional em Lactação -IBCLC. Mestre em Saúde Coletiva, Especialista no Cuidado Materno Infantil com Enfoque na Amamentação.

Conteúdo programático

Manejo da Amamentação e Habilidades da Consultora Psicóloga
Manejo clínico da amamentação. Fisiologia da Lactação. Principais intercorrências do mame ao desmame. Abordagem e comunicação das más notícias no processo do aleitamento. A Psicóloga Consultora de Amamentação: que habilidades a diferencia.
A escuta na Consultoria e o atendimento de pessoas que são pouco escutadas pelo entorno social

Questões éticas e bioéticas durante o atendimento.
Encaminhamentos necessários e abordagem de outras demandas durante a Consultoria. Assistência à população LGBTQIAPN+, negra, portadores de necessidades especiais e outras minorias. Como orientar sem tutelar. Refletindo sobre o desejo de amamentar. Dupla maternidade, configurações não
tradicionais das famílias e indução da lactação.

Processos psíquicos do período perinatal. Do desejo de gerar aos lutos da perinatalidade
De onde vem o desejo de ser mãe, de maternar? E o desejo de ter um filho? Adoecimento psíquico no período perinatal. Gestação planejada/não planejada: quando o bebê é uma surpresa. Diagnósticos e impactos psíquicos da infertilidade. Adoção: Qual o momento de considerar a adoção? Existe um momento certo? Quem adota está incluído no período perinatal? Lutos perinatais. Abortos espontâneos e provocados: como a maternidade se inscreve nesse contexto? Ferramentas para acolher o luto perinatal.
Neurociência e psicodinâmica do período perinatal
A compreensão dos processos perinatais a partir da neuropsicologia. Saúde mental e traumas no período perinatal.
Emoções e psiquismo diante do encontro com o bebê real
O que é o nascimento do ponto de vista emocional? Emoções no nascimento. Medos que perpassam esse momento. Ambivalência diante do nascimento de um bebê. O nascimento sob a perspectiva do bebê. O que esperar do bebê nas primeiras 24 horas. Cuidados com o bebê. Consultoria de primeiros cuidados com o bebê. Da sala de parto à sala de casa: uma abordagem para além dos manuais
Qual a relevância do sono no período perinatal e no pós-parto. O olhar da Consultoria para a dinâmica do descanso
Fisiologia do sono. Aspectos emocionais do sono. Dinâmica do sono e saúde mental familiar.
Subjetividade da parentalidade: problematizando as relações parentais
Constituição psíquica do sujeito/da família. Desconstruindo os discursos relacionados a: amor materno/ódio materno/relações possíveis com a maternidade. Uma escuta necessária.
Transtorno psíquicos perinatais e autopercepção da parentalidade
Psicopatologias perinatais: quais são, como conduzir o tratamento junto com a amamentação. Compatibilidade medicamentosa. Quando tem indicação de suspender a amamentação. O que a consultora deve saber. Reflexões em torno das exigências da parentalidade. Medidas não farmacológicas de prevenção e promoção de saúde mental na família. Como a consultora pode escutar e orientar essa demanda.
Dinâmicas possíveis em torno da amamentação e desmame
Aspectos psíquicos da amamentação. Reflexões em torno da amamentação prolongada. Aspectos emocionais do desmame. Qual o cenário psíquico por detrás do desmame. A exigência da amamentação e disfunções possíveis. Desmame: como a consultora pode ajudar na prática. Perguntas e reflexões relevantes fora da técnica, possíveis de captar na escuta.
O bebê: olhar e enxergar o bebê

Constituição psíquica do bebê a partir dos
cuidados primários; Construção subjetiva no
encontro com quem cuida; O bebê escolhe
mamar?; Entraves no organismo: Síndromes,
prematuridades, necessidades especiais;
Sinais de sofrimento psíquico no bebê.
Integração sensorial. Dor: o bebê sente dor?
Procedimentos e intervenções neonatais.
Intervenções e amamentação. O que
esperar dos bebês hospitalizados.

Dinâmica familiar, rede de apoio e as funções na construção dos novos vínculos afetivos
De quem é o bebê? As funções familiares da família estendida amigos, babás, funcionários. A importância da rede de apoio e a função do limite. Como a consultora consegue colaborar nesse contexto.
Perinatalidade institucional: lugares (im)possíveis
Aspectos institucionais das Maternidades e as possibilidades de maternagem nos hospitais diante da diversidade de realidades. Como a maternidade lida com a família que não tem o bebê vivo. Relação da pessoa enlutada com o corpo e com o leite. O olhar para a puérpera no hospital particular/no hospital público. Como maternam as populações institucionalizadas: população carcerária, psiquiátrica, UTIS.Políticas públicas (im)possíveis? Possibilidades de atuação da consultora nesses contextos?
Manejo da amamentação e habilidades da Consultora psicóloga

Manejo clínico da amamentação. Fisiologia da Lactação. Principais intercorrências do
mame ao desmame. Abordagem e
comunicação das más notícias no processo do aleitamento. A Psicóloga Consultora de Amamentação: que habilidades a diferencia.

A escuta na consultoria e o atendimento de pessoas que são pouco escutadas pelo entorno social

Questões éticas e bioéticas durante o atendimento. Encaminhamentos necessários e abordagem de outras demandas durante a consultoria. .Assistência à população LGBTQIAPN+, negra, portadores de necessidades especiais e outras minorias. Como orientar sem tutelar. Refletindo sobre o
desejo de amamentar. Dupla maternidade, configurações não tradicionais das famílias e indução da lactação.

Processos psíquicos do período perinatal. Do desejo de gerar aos lutos da perinatalidade

De onde vem o desejo de ser mãe, de maternar? E o
desejo de ter um filho? .Adoecimento psíquico no
período perinatal. Gestação planejada/não
planejada: quando o bebê é uma surpresa.
Diagnósticos e impactos psíquicos da infertilidade.
Adoção: Qual o momento de considerar a adoção?
Existe um momento certo? Quem adota está incluído
no período perinatal? Lutos perinatais. Abortos
espontâneos e provocados: como a maternidade se
inscreve nesse contexto? Ferramentas para acolher o luto perinatal.

Neurociência e psicodinâmica do período perinatal
A compreensão dos processos perinatais a partir da neuropsicologia. Saúde mental e traumas no período perinatal.
Emoções e psiquismo diante do encontro com o bebê real
O que é o nascimento do ponto de vista emocional? Emoções no nascimento. Medos que perpassam esse momento. Ambivalência diante do nascimento de um bebê. O nascimento sob a perspectiva do bebê. O que esperar do bebê nas primeiras 24 horas. Cuidados com o bebê. Consultoria de primeiros cuidados com o bebê. Da sala de parto à sala de casa: uma abordagem para além dos manuais
Qual a relevância do sono no período perinatal e no pós-parto. O olhar da Consultora para a dinâmica do descanso.
Fisiologia do sono. Aspectos emocionais do sono. Dinâmica do sono e saúde mental familiar.
Subjetividade da parentalidade problematizando as relações parentais
Constituição psíquica do sujeito/da família. Desconstruindo os discursos relacionados a: amor materno/ódio materno/relações possíveis com a maternidade. Uma escuta necessária..
Transtornos psíquicos perinatais e autopercepção da parentalidade

Psicopatologias perinatais: quais são, como conduzir o tratamento
junto com a amamentação. Compatibilidade medicamentosa.
Quando tem indicação de suspender a amamentação. O que a
consultora deve saber. Reflexões em torno das exigências da parentalidade. Medidas não farmacológicas de prevenção e promoção de saúde mental na família. Como a consultora pode
escutar e orientar essa demanda.

Dinâmicas possíveis em torno da amamentação e desmame
Aspectos psíquicos da amamentação. Reflexões em torno da amamentação prolongada. Aspectos emocionais do desmame. Qual o cenário psíquico por detrás do desmame. A exigência da amamentação e disfunções possíveis. Desmame: como a consultora pode ajudar na prática. Perguntas e reflexões relevantes fora da técnica, possíveis de captar na escuta.
O bebê: olhar e enxergar o bebê

Constituição psíquica do bebê a partir dos cuidados primários; Construção subjetiva no encontro com quem cuida; O bebê escolhe
mamar?; Entraves no organismo: Síndromes,
prematuridades, necessidades especiais;
Sinais de sofrimento psíquico no bebê.
Integração sensorial. Dor: o bebê sente dor?
Procedimentos e intervenções neonatais.
Intervenções e amamentação. O que
esperar dos bebês hospitalizados.

Dinâmica familiar, rede de apoio e as funções na construção dos novos vínculos afetivos

De quem é o bebê? As funções familiares da família estendida amigos, babás, funcionários. A importância da rede de apoio e a função do limite. Como a Consultora consegue colaborar nesse contexto.

Perinatalidade institucional: lugares (im)possíveis

Aspectos institucionais das Maternidades e as possibilidades de
maternagem nos hospitais diante da diversidade de realidades. Como a
maternidade lida com a família que não tem o bebê vivo. Relação da
pessoa enlutada com o corpo e com o leite. O olhar para a puérpera no
hospital particular/no hospital público. Como maternam as populações
institucionalizadas: população carcerária, psiquiátrica, UTIS.Políticas
públicas (im)possíveis? Possibilidades de atuação da consultora nesses
contextos?

Faça sua inscrição

valor de investimento de: 12x de

R$325,00

ou r$3.900,00 à vista

Lista de espera

Receba a abertura de novas
turmas de forma exclusiva e
antecipe a sua matrícula!

Mudamos o Mundo pela Amamentação

+ de

0
Alunos formados

+ de

0
Famílias atendidas diretamente

+ de

0
Turmas de capacitação
0
Congressos nacionais
conheça o instituto

Mudar conceitos e transformar vidas

O Instituto Mame Bem é o maior instituto de Amamentação e Cuidado Materno e Infantil do Brasil.

Nasceu em 2014, idealizado e conduzido por sua fundadora, a Dra. Tati Vargas, fonoaudióloga, consultora internacional de amamentação IBCLC, professora, mãe, esposa, sonhadora.

Hoje somos uma referência na formação de profissionais com mais de 6.900 alunos formados, oferecendo cursos em todo o país e assistindo mães que buscam auxílio durante a gestação, parto, amamentação, introdução alimentar e no desenvolvimento infantil.

Dra. Tatiana Vargas

Perguntas frequentes

1. Como acontece o curso?

Este é um curso síncrono, com interação aluno-professor. As aulas acontecem ao vivo e on-line. 

2. Terei acesso as gravações depois?

Sim, em até 48 horas úteis após o término da aula você terá acesso a gravação dentro da plataforma, poderá ver e rever as aulas quantas vezes desejar dentro de 30 dias corridos.

3. Quais são formas de pagamento?

Cartão de crédito, boleto, transferência bancária ou PIX.

4. Este valor pode ser parcelado?

Sim! Você pode parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito.

5. Vocês parcelam no boleto bancário?
Para opções de parcelamento via boleto bancário entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (31)2514-3267
6. Qual é a duração do curso?

O curso possui uma carga horária de 120horas/aula, distribuídas em 6 meses de formação

7. Quais profissionais podem realizar este curso?

Graduados e graduandos em psicologia, com interesse na área de perinatalidade (período reprodutivo) e aleitamento. Podem já ser ou não consultores em lactação.

8. Este curso vale CERPs para a prova de obtenção do Certificado Internacional de Consultor em Lactação?
Sim. Este curso cumpre parte da exigência dos CERPs necessários pra você se submeter a prova. Demais regras consultar no site iblce.org
9. Não sou da área da saúde, posso fazer o curso?
Infelizmente não. Este é um curso voltado apenas para os profissionais da área da saúde, mas você pode fazer outros cursos oferecidos pelo Instituto Mame Bem. Entre em contato pelo WhastApp (31) 2514-3267.

Faça sua inscrição

Valor de investimento: 12x de

R$325,00

ou R$3.900,00 à vista

Ainda tem alguma dúvida?

(31) 2514-3267
cursos@mamebem.com.br
www.mamebem.com.br

Lista de espera

Receba a abertura de novas
turmas de forma exclusiva e
antecipe a sua matrícula!

Ainda tem alguma dúvida?

(31) 2514-3267
cursos@mamebem.com.br
www.mamebem.com.br

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed